JESUS O NOVO ADÃO E VERDADEIRO PAI

PODERÍAMOS DIZER QUE JESUS ERA UM ADÃO OU QUE VEIO NA

POSIÇÃO DE UM ADÃO E VERDADEIRO PAI DA HUMANIDADE?

 

Assim está também escrito: O primeiro homem, Adão, foi feito em alma vivente;

o último Adão em espírito vivificante.
1 Coríntios 15:45

 

O Adão Perfeito, Jesus e a Restauração da Árvore da Vida

A história humana é a história da Providência da Restauração. Sua meta é a realização do Reino do Céu na Terra quando, no final da história, a Árvore da Vida perdida no Jardim do Éden for recuperada.

A árvore no jardim do éden representa a perfeição que foi perdida por Adão.

 

 Podemos compreender a relação entre o Adão perfeito e Jesus através da compara­ção da Árvore da Vida do Jardim do Éden com a Árvore da Vida que será restaurada nos Últimos Dias.

... se Adão tivesse realizado completamente o ideal da Criação, ele teria se tornado a Árvore da Vida. Do mesmo modo, todos os seus descendentes teriam se tornado árvores da vida. Todavia, a Queda de Adão frustrou a vontade de Deus e, desde então, a humanidade decaída tem esperado ser restaurada como árvores da vida(Pv. 13: 12; Ap 22: 14). Já que uma pessoa decaída nunca pode ser restaurada como uma árvore de vida por seus próprios esforços é necessário que um homem que tenha completado o ideal da Criação venha como a Árvore da Vida e enxerte em si todas as pessoas. Jesus é esta árvore de vida retratada na Bíblia. 

Então Jesus é um homem que completou o ideal da criação enquanto indivíduo.

Ele pode ser chamado de Adão restaurado?

 

Se Adão tivesse re­alizado o ideal de perfeição simbolizado pela Árvore da Vida no Jardim do Éden, teria se tornado idêntico a Jesus, que foi simbolizado pela Árvore da Vida no livro do Apocalipse, no sentido de ter realizado a meta da Criação. Assim, eles possuiriam valor igual.

  Mt 16: 26      e       Ap 22: 14; Gn 3: 24.

 

 Jesus, os Seres Humanos e o Cumprimento

Da Finalidade da Criação

Comparemos o valor de Jesus com o valor de uma pessoa de caráter individual perfeito. Com respeito à finalidade da Criação, uma pessoa de plena maturidade é perfeita como Deus é perfeito( Mt 5: 48).  Possuindo a mesma natureza divina que Deus, ela é infinitamente preciosa. Porque Deus é um Ser eterno, uma pessoa criada para tornar-se Seu parceiro-objeto em corpo, deve possuir uma vida eterna. Uma pessoa de plena maturidade é única no cosmo inteiro. Além disso, sendo ela o Senhor do mundo inteiro da natureza, que não pode realizar seu pleno valor sem ela, a pessoa possui o valor do cosmo.

 

Não existe valor maior que uma pessoa que tenha realizado a finalida­de da Criação. Este é o valor de Jesus, que certamente atingiu o valor mais alto que se pode imaginar. A crença cristã convencional na divinidade de Jesus tem um alicerce forte porque, sendo um ser humano perfeito, Jesus é totalmente um com Deus. A afirmação de que Jesus é um homem que cum­priu a finalidade da Criação não diminui em nada o valor de Jesus. De fato, o Princípio da Criação eleva o valor verdadeiro de todas as pessoas que cumprirem a finalidade da Criação a um nível comparável ao de Jesus.

 

Vamos, agora, examinar algumas evidências bíblicas que apóiam a afirmação de que Jesus é um homem que cumpriu a finalidade da Criação. Está escrito:

Porque há um só Deus e um só mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo, homem. —I Tm 2:5

 

Porque, como, pela desobediência de um só homem, muitos foram feitos peca­dores, assim, pela obediência de um, muitos serão feitos justos. —Rom. 5:19Então Jesus foi capaz de fazer o que Adão deveria fazer, ter obediência a Deus alcançando a perfeição se tornando aquele em quem as pessoas poderiam enxertar-se.

 

Porque, assim como a morte veio por um homem, também a ressurreição dos mortos veio por um homem.—I Co 15:21.

 

Porquanto tem determinado um dia em que com justiça há de julgar o mundo, por meio do varão que destinou; e disso deu certeza a todos, ressuscitando-o dos mortos. — At 17:31.

Nestes termos, a Bíblia mostra claramente que Jesus é um homem. Acima de tudo, ele teve que vir como um ser humano para que pudesse se tornar o Verdadeiro Pai capaz de dar renascimento aos seres humanos.

 

Jesus e as Pessoas Decaídas

Uma pessoa decaída não possui nenhum aspecto do valor de uma pes­soa verdadeira que cumpriu a finalidade da Criação. Ao contrário, ela caiu para um nível tão baixo que passou a admirar e a se submeter aos anjos, que foram criados como seus subordinados. De outra forma, uma vez que Jesus veio com o pleno valor de uma pessoa que cumpriu a finalidade da Criação, todas as coisas lhe estão sujeitas” (I Co 15: 27)Assim, uma pessoa decaída, que nasceu com o pecado original, está manchada com a condição que satanás usa para atacá-la. Por sua vez, sem o pecado original, Jesus não possuía em si mesmo nenhuma condição que permitisse a satanás invadi-lo (Um Adão restaurado). Uma pessoa decaída não pode compreender a vontade nem o coração de Deus. No máximo, ela os pode entender e sentir de relanceEm contra­partida, Jesus compreendia plenamente a vontade de Deus e sentia profun­damente o Seu coração, tendo também experimentado o coração de Deus como uma realidade em sua vida cotidiana.

Quando está no estado decaído, uma pessoa não tem praticamente nada de seu valor original. Todavia, quando ela renasce espiritual e fisicamente através de Jesus, o Verdadeiro Pai, tornando-se sua filha livre do pecado original, ela está restaurada como uma pessoa verdadeira que completou a finalidade da Criação, assim como Jesus. Desse modo, sua relação com Jesus seria como a relação de uma filha e seu pai. Embora sua relação sempre mantenha a ordem vertical de pai e filho, seus valores originais são iguais.

 

Assim, Cristo é a cabeça da Igreja (Ef 1: 22),

e nós somos seu corpo e seus membros (I Co 12: 27)

Jesus é o Templo principal, e nós somos os ramais.

Jesus é a videira, e nós somos os ramos (Jo 15: 5)

Somos as oliveiras selvagens que pre­cisam enxertar-se em Jesus,a oliveira verdadeira (Rm 11: 17).

Depois, nós mesmos podemos nos tornar oliveiras verdadeiras. Consequentemente, Jesus nos chamou meus amigos (Jo 15: 14).

Está escrito que quando Jesus se manifes­tar, seremos semelhantes a ele” (I Jo 3: 2) ,

 Jesus é só o primeiro fruto”.Nós, que pertencemos a Cristo, seremos os próximos, por ocasião de sua Segunda Vinda (I Co 15: 23).