Discurso da Fundadora Dra. Hak Ja Han Moon por ocasião do Primeiro Aniversário de Seonghwa do Rev. Dr. Sun Myung. –– 21 de agosto de 2013, Conferência ILC.

28/08/2013 15:33

Discurso da Fundadora Dra. Hak Ja Han Moon  por ocasião do Primeiro Aniversário de Seonghwa do Rev. Dr. Sun Myung.

 –– 21 de agosto de 2013, Conferência ILC.

Excelências, líderes religiosos, mulheres líderes, embaixadores da paz, distintas delegações vindas de todo o mundo, senhoras e senhores: obrigado por participarem nesta tão importante Conferência Internacional de Liderança.
Como vocês sabem, um ano atrás, meu amado esposo por 52 anos, o Rev. Sun Myung Moon, ascendeu para o mundo espiritual. Neste tempo, nós nos reunimos em honra ao primeiro aniversário da sua passagem e para render tributo à sua vida, seus ensinamentos e seu legado.
Mesmo que meu marido, o Verdadeiro Pai, tenha passado para o reino celestial, não há um dia que passa sem que eu sinta sua calorosa presença e sua direção. Eu sinto como se os 52 anos que ficamos juntos estão apenas sendo estendidos, dia por dia, mesmo que agora ele vive no reino espiritual e eu estou aqui na terra.

Claro, eu não posso negar que o falecimento do meu amado esposo trouxe-me momentos de grande tristeza. Então, muitas vezes, eu tenho desejado que nós pudéssemos caminhar juntos, de mãos dadas, ou sentarmos juntos para uma refeição. Mais de tudo, frequentemente, eu desejo poder ouvi-lo falando as palavras de Deus para nossos filhos e para os membros do nosso movimento de todo o mundo.
Os momentos de tristeza são intensos, mas eles passam rápido porque eu entendo o que ele me ensinou todo o tempo de nossa vida juntos: a vida sobre esta terra é temporária. Este mundo físico é um lugar e um tempo para nós nos prepararmos para nossa vida eterna. Cada um de nós irá acender um dia para aquele mundo do espírito. Cada momento é tão precioso e tão infinitamente significante.

 

Ele viveu sua vida desse jeito, 24 horas por dia, desde os primeiros dias. Ele nunca dormiu. Ele sempre viveu cada momento de cada dia com tão intensa consciência não só do sofrimento humano, mas de Deus, o curso de sofrimento do nosso Pai Celestial que veio a acontecer por causa da Queda e a triste história de egoísmo e conflito da humanidade que tem continuado até hoje. Cada pessoa que ele encontrou, sem importar o tempo ou lugar, o estimulou a dar tudo o que tinha para trazer aquela pessoa para perto de Deus, nosso Pai Celestial.
Quando meu esposo faleceu no ano passado, eu tive alguma hesitação se eu poderia levar avante seu legado em liderar este movimento mundial. Poderia eu ficar nos sapatos dele... Contudo, toda vez que fui visitada por tal pensamento, eles foram rapidamente banidos como se sentisse a presença de meu marido e seu encorajamento, como se ele dissesse: “Eu passei 52 anos com você”. Você não foi só minha amada esposa, dada a mim por Deus para o bem de sua providência, mas minha discípula mais próxima e com mais fé. Minhas palavras são suas palavras, minhas realizações são suas conquistas. Eu testei você e outros testaram você constantemente, e sempre superou e emergiu com fé, obediente e vitoriosamente. Eu estou com você agora tanto quanto anteriormente. E você está sempre comigo. Vamos simplesmente continuar nosso trabalho como os Verdadeiros Pais do Céu, Terra e Humanidade.

Como eu olho nosso mundo, também posso sentir a dor que Deus deve sentir quando Ele assiste a degradação e os pecados dos seres humanos.

Deus, nosso Pai Celestial, criou este mundo com uma clara ideia em mente. Bem no centro deste ideal estava a relação pai-filho, enraizada na piedade filial. Se nós considerarmos a história bíblica da Queda de Adão e Eva, podemos entender que a raiz causadora da Queda foi a falha de Adão e Eva de ficar na posição de filhos e filhas de obediência, fé e amor filiais diante dos seus Pais Celestiais, Deus. A falha deles arruinou o ideal de Deus do Verdadeiro Amor no primeiro casamento e na primeira família. Esta realidade afetou seus relacionamentos com seus filhos, fazendo nascer o longo e histórico dilema da divisão de Caim e Abel que tem afetado a humanidade até hoje. Como você se lembra, o primeiro assassinato ocorreu dentro da primeira família, com o irmão mais velho, Caim, matando seu irmão mais novo Abel, que estava no lado de Deus.
Por esta razão, meu marido, consistentemente ensinou a absoluta centralidade da piedade filial na nossa vida de fé. Somente desta forma nós podemos reverter os efeitos da Queda.

 

É por isso que meu marido e eu realizamos a Cerimônia do Casamento Sagrado, conhecida como a Bênção, para todo o mundo. A Bênção estabelece o ideal original do Amor Verdadeiro, centralizado na piedade filial e na absoluta pureza sexual e fidelidade.
O principal tema desta conferência é dedicado para “construir uma nação de paz”. Este é um conceito muito importante. O primeiro e unificado propósito e meta de nosso movimento mundial é estabelecer uma nação de paz. Nós chamamos esta nação Cheon Il Guk. Esta palavra coreana pode ser traduzida como a nação onde “dois se torna um”. Em outras palavras, uma nação aonde divisão de qualquer tipo são controladas e superadas, resulta em harmonia, cooperação e paz.

No início deste ano nós celebramos o Dia da Fundação, como o dia do começo do Cheon Il Guk, uma nação unificada que está totalmente alinhada com a Vontade dos nossos Pais Celestiais e dos Verdadeiros Pais. Seguindo o Dia da Fundação, eu desenvolvi a Visão 2020 para expandir o reinado do Cheon Il Guk. Enviados especiais e líderes nacionais têm sido enviados para 43 nações. Em cada uma destas nações, nossos representantes se dedicarão para servir os cidadãos da nação, trazendo a visão e a mensagem dos Verdadeiros Pais pela causa do estabelecimento de uma nação centrada em Deus, próspera e pacífica.
Senhoras e senhores: nos próximos dias, por favor, invista a si mesmo para estudar e aprender sobre a vida, os ensinamentos e o legado do Rev. Sun Myung Moon. Mesmo que ele tenha sido entendido erroneamente e mesmo vilipendiado a maior parte de sua vida, aquela era chegou ao fim. De forma crescente, o mundo está reconhecendo que a vida e os ensinamentos dos Verdadeiros Pais provêm um indicador para a paz, levando o mundo para se tornar “Uma família sob Deus”.

As organizações corresponsáveis para esta Conferência Internacional de Liderança são a Associação das Famílias para Unificação e Paz Mundial e, a Federação para a Paz Mundial e a Associação das Mulheres para a Paz Mundial. Cada uma destas organizações tem ocupado e continuará ocupando um papel crucial e significante na Providência de Deus. A FFUPM, herdando o fundamento da Igreja da Unificação, serve como o centro interno e o núcleo espiritual da nossa vida de fé. Centralizados nos Verdadeiros Pais, a FFUPM preserva o valor sagrado do amor, da vida e da linhagem verdadeiras, enraizada na Bênção, e ergue e honra a Verdade de Deus, guiando-nos para uma vida de fé serviçal diante do Céu, sempre vivendo pela causa dos outros. A UPF e a FMPM são externamente a extensão da visão da FFUPM. Estas duas ONGs providenciais estão enraizadas na Visão dos Verdadeiros Pais e afirmam a verdade espiritual que o Pai Moon tem ensinado. Elas se expandem e alcançam o vasto mundo de outras religiões, nações e sociedades, bem como as mulheres de todo o mundo, e todos os campos das atividades humanas, incluindo a mídia, acadêmico, negócios, cultura e sociedade civil.

Nós frequentemente nos referimos à UPF como a semente para uma “Nações Unidas-Abel” e a FMPM como a semente para a “ONU-Abel das mulheres”. Uma “ONU Abel” ou uma “ONU Abel das mulheres” significa que deve haver um bom movimento global centralizado em Deus que é dedicado à paz e ao desenvolvimento humano.
Como muitos de vocês sabem, Abel é uma figura bíblica, o filho mais novo de Adão e Eva, que foi morto por seu irmão mais velho, Caim. Abel era uma pessoa que tinha o coração adequado de piedade filial para com Deus e ele fez sua vida uma oferta centralizada na Vontade de Deus. Por isso, meu marido sempre honrou e indicou “Abel” como exemplo de verdadeiro filho filial. Mesmo que Caim possa ter tido mais força ou inteligência, Caim não possuía o coração de filho filial. Baseado apenas no poder externo e no egoísmo, Caim não pode estabelecer uma família, uma tribo ou uma nação de paz. Somente alguém com o mesmo coração, como Abel, pode com a bênção de Deus, alcançar esta meta.

Sempre que meu marido falou sobre a “ONU Abel”, ele revelou uma visão inspiradora da família humana se levantando junta no amor, e superando as barreiras de nacionalidade, raça e religião. Ele teve a visão das Nações Unidas centralizadas em Deus. Não as Nações Unidas baseadas em “próprios interesses nacionais”, mas as Nações Unidas que estavam preocupadas com os interesses de Deus e nos interesses de todas as pessoas como filhos e filhas de Deus. Isto poderia ser não outra coisa senão o Cheon Il Guk, guiado pelo princípio de viver pela causa dos outros.
O Verdadeiro Pai Moon sempre entendeu a paz como um profundo conceito espiritual. A FFUPM, UPF e FMPM, todas têm a palavra paz, pyonghwa, em seus nomes e missão básica. A palavra paz descreve um estado de harmonia espiritual e física que caracteriza o indivíduo, família, nação e mundo. Meu marido não fez distinção entre o significado do mundo de “paz” e do conceito de “ideal original de Deus”, ou o que é algumas vezes chamado Reino de Deus. Então, cada vez que ele usou a palavra paz, ele sempre pensou primeiro e mais no coração de Deus e na Providência Divina.

Eu encorajo vocês para estudar os ensinamentos de meu marido, o Princípio Divino. Se vocês estudarem cuidadosamente, vocês irão entender a maneira na qual Deus trabalha na história humana. Ao mesmo tempo vocês estarão na posição onde vocês podem diretamente trabalhar para construir o mundo ideal que tem sido a esperança de todas as épocas, um mundo unificado de paz.

A verdadeira paz começa com uma atitude e prática de piedade filial perante Deus e os Verdadeiros Pais. Esta virtude básica tem que ser combinada com pureza sexual antes do casamento e fidelidade absoluta no casamento. Homens e mulheres são destinados e viver como iguais e eternos parceiros de amor. A família foi criada por Deus como a “escola de amor e paz”. A Bênção de Matrimônio Sagrado que meu marido e eu oferecemos diante do Céu durante 53 anos, envolvendo muitos milhões de casais ao redor do mundo, começou como um caminho humilde numa floresta densa, mas este caminho tem crescido para se tornar uma autoestrada internacional para o mundo de paz. 
A paz duradoura requer harmonia e cooperação entre religiões. Crentes de todas as tradições de fé devem trabalhar juntos em amor e respeito, pela causa da realização da Vontade dos nossos Pais Celestiais. Como nos levantamos diante de Deus, nós não seremos avalizados por nossos títulos ou pelo nome de nossa religião, mas pela qualidade de nossos corações, e pela qualidade de nossos esforços para servir a Providência de Deus.

Eu sei que cada um de vocês tem grandes responsabilidades e grande influência em seus países. Eu espero que vocês levem a sério o que eu tenho lhes dito hoje, e o que vocês irão aprender no curso dos próximos três dias, e que vocês levarão esta mensagem de volta para seus países.
Nosso movimento mundial, centralizado na FFUPM, UPF e FMPM está pronto para suportar e trabalhar com vocês em qualquer maneira que pudermos para avançar o ideal de paz, segurança e desenvolvimento humano em suas nações.
Vamos trabalhar juntos para construir famílias e nações ideais, e vamos nos unir como pessoas, como nações, como religiões, e como famílias para criar o Cheon Il Guk, Uma Família Sob Deus.

Obrigado e que Deus os abençoe, e às suas famílias e suas nações.